
Ansiedade
Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas. Medo é a resposta emocional à ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura. Obviamente, esses dois estados se sobrepõem, mas também se diferenciam, com o medo sendo com mais frequência associado a períodos de excitabilidade autonômica aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga, e a ansiedade sendo mais frequentemente associada a tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro e comportamentos de cautela ou esquiva. Às vezes, o nível de medo ou ansiedade é reduzido por comportamentos constantes de esquiva.Os transtornos de ansiedade diferem uns dos outros nos tipos de objetos ou situações que induzem medo, ansiedade ou comportamento de evitação e a cognição associada.
No Transtorno de Ansiedade Generalizada os sintomas se manifestam das seguintes formas:
-
Ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva), ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses, com diversos eventos ou atividades.
-
O indivíduo considera difícil controlar a preocupação.
-
A ansiedade e a preocupação estão associadas com três (ou mais) dos seguintes seis sintomas (com pelo menos alguns deles presentes na maioria dos dias nos últimos seis meses).
-
Inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele.
-
Fatigabilidade.
-
Dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente.
-
Irritabilidade.
-
Tensão muscular.
-
Perturbação do sono (dificuldade em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto).
-
A ansiedade, a preocupação ou os sintomas físicos causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
-
A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou a outra condição médica (p. ex., hipertireoidismo).
-
A perturbação não é mais bem explicada por outro transtorno mental.
Tratamento:
O tratamento da ansiedade com um psicólogo geralmente envolve uma abordagem terapêutica conhecida como Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que é considerada uma das melhores opções para lidar com esse problema.
Os transtornos de ansiedade diferem entre si nos tipos de objetos ou situações que induzem medo, ansiedade ou comportamento de esquiva e na ideação cognitiva associada. Assim, embora os transtornos de ansiedade tendem a ser altamente comórbidos entre si, podem ser diferenciados pelo exame detalhado dos tipos de situações que são temidos ou evitados e pelo conteúdo dos pensamentos ou crenças associados.