
Depressão
A característica comum desse transtorno é a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo.
No Transtorno Depressivo maior os sintomas se manifestam da seguinte forma:
-
Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, conforme indicado por relato subjetivo (p. ex., sente-se triste, vazio, sem esperança) ou por observação feita por outras pessoas (p. ex., parece choroso).
-
Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias.
-
Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta (p. ex., uma alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês), ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias.
-
Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
-
Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias.
-
Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
-
Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente).
-
Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias.
-
Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.
-
Os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
-
O episódio não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância ou a outra condição médica.
-
A ocorrência do episódio depressivo maior não é mais bem explicada por transtorno esquizoafetivo, esquizofrenia, transtorno esquizofreniforme, transtorno delirante, outro transtorno do espectro da esquizofrenia e outro transtorno psicótico especificado ou transtorno da esquizofrenia e outro transtorno psicótico não especificado.
Tratamento
O tratamento da depressão com um psicólogo geralmente envolve uma abordagem terapêutica conhecida como Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), embora outras abordagens também possam ser usadas, dependendo das necessidades individuais do paciente.
Muitas das consequências funcionais do transtorno depressivo maior derivam de sintomas individuais. O prejuízo pode ser muito leve, de forma que muitos daqueles que interagem com o indivíduo afetado não percebem os sintomas depressivos. O prejuízo, no entanto, pode se estender até a total incapacidade, de modo que a pessoa deprimida é incapaz de dar atenção às necessidades básicas de cuidado consigo mesma ou fica muda ou catatônica.
Se você estiver enfrentando depressão, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado, como um psicólogo, que pode fornecer o apoio e as ferramentas necessárias para ajudá-lo a superar seus desafios e viver uma vida mais equilibrada e satisfatória.